As queimadas no Brasil são provocadas, principalmente, pelo setor agrícola, na limpeza de terreno, cultivo de plantações ou formação de pastos. Embora a ação do homem seja a causa principal das queimadas, principalmente em áreas urbanas, elas podem causar diversos danos à saúde das pessoas, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

Fazer uma queimada sem controle também pode causar sérios prejuízos ao meio ambiente, principalmente à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo comprometendo a qualidade do ar e consequentemente causando a extinção de diversas espécies.

Por isso é importante ficarmos atentos aos pequenos focos de fogo, eles podem tomar grandes proporções e fazer grandes estragos.

Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas. Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação ou a faça bem perto do rio.

Você pode ajudar a evitar queimadas neste período de estiagem com algumas atitudes simples:

·Não jogue bitucas de cigarros na estrada ou em grandes avenidas.
·Não deposite lixo em terrenos baldios.
·Não queime lixo.

Cuide do seu ambiente.

Cosimat – Siderúrgica de Matozinhos
Acesse: www.cosimat.com.br