No mês passado foi comemorado o Outubro Rosa, para conscientizar sobre os riscos do câncer de mama, doença que acomete principalmente as mulheres. Agora é a vez do Novembro Azul, campanha voltada para a saúde masculina que alerta para a mortalidade do câncer de próstata, segunda maior incidência de câncer nos homens, atrás apenas do câncer de pulmão.

Por este motivo, além de conscientizar, o Novembro Azul estimula os homens a fazerem o exame de próstata sobre os preconceitos que envolvem este tipo de rastreio, realizado por meio do exame de toque retal.

O PSA também é utilizado para examinar o paciente e é indicado para homens a partir dos 50 ou 45 anos caso faça parte dos fatores de risco para a doença.

Sintomas e diagnóstico

Como a maioria dos pacientes em estágio inicial não apresenta sintomas do câncer de próstata, há mais dificuldade de detectar a doença. Logo, é recomendado que o médico incentive o paciente a realizar um checape regularmente, pois, apesar de mortal, a neoplasia maligna da próstata tem até 90% de probabilidade de cura se for diagnosticada precocemente.

Prevenção

A prevenção do câncer de próstata é realizada por meio de hábitos saudáveis, como exercícios físicos, cessação do tabagismo, redução no consumo de álcool e dieta balanceada rica em frutas, verduras e legumes e baixa ingestão de gordura.

Seja homem, cuide-se!