No Brasil a Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso XVI – define resíduos sólidos como: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível; Ou seja, consideramos resíduos sólidos, todo e qualquer rejeito de consumo e atividade humana. Em geral, estes resíduos são materiais de composições químicas diversas, a maior parte desses, são passíveis de reciclagem.

 

Porém, se descartados  de forma incorreta, acabam em lixões e aterros sanitários, gerando problemas, ao invés de renda. Assim sendo, quem determina se este rejeito será lucro ou lixo, é o sujeito no topo dessa cadeia poluidora: o consumidor!

 

O Gerenciamento de Resíduos Sólidos é o ato de dar soluções para todo e qualquer problema causado pelo impacto dos resíduos sólidos. Essas soluções podem ser de ordem metodológica ou tecnológica e precisam atender as exigências legais de cada país.

 

A organização deve observa a seguinte ordem de prioridade:

  • Primeiro priorizar a não geração;
  • Depois desenvolver meios para a redução;
  • Reutilização;
  • Reciclagem;
  • Tratamento;
  • Disposição final ambientalmente adequada.

 

As organizações são responsáveis por evitar que resíduos sejam descartados de maneira incorreta ou transformados em “lixo” quando poderiam ser reaproveitados ou reutilizados. Como também são responsáveis em criar métodos para não gerar ou reduzir.

 

A Cosimat possui um Plano de Gerenciamento de Residuos, trabalhando principalmente a coleta seletiva entre os colaboradores. Em todas as salas e departamentos possuem lixeiras especificas de coleta seletiva. Toda semana, uma empresa responsavel por gerenciar e reciclar residuos realiza a coleta em baias de coleta seletiva, onde é devidamente separado todo o residuo da empresa. Possuimos também o recolhimento de residuos perigosos classe I, e que também é realizado por uma empresa especifica.