Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é uma data importante para relembrar a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida e resgatar a pauta de conscientização e boas práticas de preservação.

Conforme prescrito no artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos da Água, “o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam”.

Para colocar isso em prática, separamos algumas dicas espertas que você pode começar a colocar em prática desde já no seu lar:

1- Utilize só o necessário
Reduzir o tempo no banho, manter as torneiras fechadas quando escovar os dentes ou cozinhar são algumas boas práticas que são sempre muito bem-vindas quando o assunto é economizar água.

2- Aproveita a água da lavadora
A água utilizada para lavar a roupa pode ser reaproveitada para outras finalidades como lavar o quintal. Dessa forma evita desperdícios – e de quebra a rotina fica bem mais prática!

3- Não lave calçadas com mangueiras
Apesar da praticidade, as mangueiras representam um gasto de 120 litros de água quando usadas para essa finalidade. Por isso, que tal substituir o uso da mangueira por uma vassoura ou, no máximo, um balde com água?

 

Confira como foi nossa ação de Dia da Água: