A Campanha Abril Verde é dedicado à conscientização da segurança do trabalho, marca um alerta para a importância das medidas de segurança e da saúde do trabalhador. Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), tendo o dia 28, a data em que é marcada como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho.

A cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho no Brasil. O cenário fica ainda pior se pensarmos que a cada 3h38, uma pessoa morre pelo mesmo motivo. Os dados são da Procuradoria Geral do Trabalho e colocam o Brasil em quarto lugar no ranking mundial. Daí a importância do Abril Verde.

Dessa forma, o Abril Verde é um programa onde a população e as empresas participam de forma espontânea para criar um meio de reduzir e eliminar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

Como e quando surgiu o Abril Verde?
No ano de 1969, exatamente no dia 28 de abril, aconteceu em Virgínia nos Estados Unidos da América, um acidente muito grave em uma mina, que acabou em 78 mortes de funcionários.

Objetivos da campanha Abril Verde
O principal objetivo da campanha do Abril Verde é conscientizar sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho. Mas existem outros objetivos inclusos nesse principal como:

• Conscientizar a todos sobre a saúde e segurança no trabalho;
• Estimular a cultura de prevenção;
• Avaliar os trabalhadores dentro e fora do local de trabalho;
• Debater responsabilidade entre gestores e governos;
• Avaliar os riscos presentes na empresa;
• Promover a qualidade de vida no trabalho;