Manter um relacionamento interpessoal agradável é fundamental em qualquer esfera. No ambiente de trabalho, onde passamos muitas horas por semana, com pessoas muito diferentes de nós, isso se torna ainda mais importante, para que os objetivos comuns e bons resultados sejam alcançados pela equipe e para toda a empresa. E claro, com qualidade de vida para todos os envolvidos.

Em todas as nossas atividades cotidianas nós comunicamos algo, muito além do que expressamos verbalmente. Nossa postura durante uma conversa, o modo como gesticulamos, nossas expressões faciais e a entonação da fala formam um conjunto complexo que alteram o modo como nossos interlocutores recebem o que comunicamos. Desse modo, tanto quanto cuidar do que dizemos, devemos também observar o modo como falamos e como nos portamos diante dos outros.

Separamos algumas dicas simples para você dar o primeiro passo para melhorar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

  • Exerça a empatia e resiliência;
  • Compartilhe ideias e experiências;
  • Preste atenção à comunicação;
  • Esteja aberto a novos aprendizados e conhecimentos;
  • Apoie e de atenção sempre que for possível ao seu próximo;
  • Tenha cuidado no compartilhamento de informações, verifique se são confiáveis e se irão ser positivas para edificação da empresa e/ou do próximo.