O resíduo pode ser considerado como qualquer material que a empresa não considere com valor para conservá-lo. O descarte inadequado de resíduos pode causar grande impacto ao meio ambiente.

Parte dos resíduos gerados dentro das empresas ainda possui valor comercial, se manejado e tratado de maneira adequada.

A educação ambiental apresenta três princípios básicos para os resíduos: reduzir, reutilizar e reciclar (conceito dos três Rs). Esses conceitos visam diminuir o desperdício a partir do princípio que a empresa aprenda a reduzir o resíduo gerado, reutilizar sempre que possível os materiais antes de descartá-los e, por último a reciclagem.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para as empresas e para a população, pois além de gerar renda para catadores que sobrevivem dessa atividade, também gera economia para as empresas e diminui a poluição do meio ambiente. Através da coleta seletiva vemos uma aplicação da educação ambiental, uma vez que é necessária a conscientização dos funcionários para a separação correta dos resíduos.
Também, vemos que através da Educação Ambiental, os colaboradores participam mais das alternativas de solução para o resíduo.

  • A implantação da coleta seletiva contribui para inúmeros benefícios à sua empresa. Vejamos alguns:
  • Diminuição do consumo de matérias primas virgens;
  • Contribui para redução da poluição do solo, água e ar;
  • Gera receita para os pequenos e micro empresários;
  • Gera receita com a comercialização dos recicláveis;
  • Estimula a concorrência, uma vez que os produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.