O MEIO AMBIENTE é um sistema que abrange, ao mesmo tempo, as coisas naturais (água, solo, plantas, animais etc.), o ser humano e todas as coisas construídas pelos seres humanos (indústria, ruas, escolas, casas, caminhões, resíduos sólidos, enfim tudo que é feito por nós seres humanos), e tudo isso em constante interação.

Conceito de sistema:
Sistema é um conjunto de partes que interagem e interdependem formando um todo com determinado objetivo e com determinada função. Por exemplo, uma pessoa é um sistema formado por diversos outros sistemas como: o respiratório, o digestivo, o circulatório, o sistema nervoso, o sistema reprodutor, entre outros. Todo esse conjunto de sistemas tem como objetivo manter uma pessoa viva e desempenhando suas funções vitais e normais.

Se qualquer um desses sistemas deixar de funcionar, compromete a saúde e o bem-estar de uma pessoa, não é?

As empresas que prestam serviços e fornecem matérias-primas, insumos e produtos para COSIMAT também são “sistemas vivos”, assim como o corpo humano, seus diversos setores/departamentos interagem e interdependem em função de um objetivo comum que é o funcionamento da empresa. Além disso, a empresa é um sistema que se relaciona com diversos outros sistemas, tais como: o sistema cidade que, por sua vez, é também formado por sistemas: sistema viário, sistema de iluminação, sistema de esgoto, sistema bancário, sistema comércio, etc e a população, além dos diversos sistemas que compõem o sistema natural: solo (calcário, gnaisse rocha, areia etc.), rio, ar, animais (fauna), vegetação (flora), entre outros, tudo fazendo parte do meio ambiente.

Ou seja, Quando pensamos no meio ambiente como “sistema vivo”, temos que pensar que é um SISTEMA COMPOSTO PELAS COISAS NATURAIS, POR NÓS E PELAS COISAS CONSTRUÍDAS, tudo em constante interação com o objetivo de manter a vida na terra. Vida não só dos seres humanos, mas também de todos os demais seres vivos, animais e vegetais.