Programa Brasileiro GHG Protocol é uma iniciativa da GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas) para registro e publicação de Inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE,  em inglês, GHG – GreenHouse Gases), através de uma plataforma de Registro Público de Emissões.

Seu objetivo é estimular as empresas e governos a entenderem, quantificarem e gerenciarem as suas emissões de GEE,  por meio de uma metodologia desenvolvida nos EUA em 1998, que acabou por se tornar o método mais utilizado para este fim, a nível mundial.

O método do GHG Protocol é um padrão de quantificação de emissões compatível com a norma ISO 14.064, que oferece uma estrutura de contabilização de gases de efeito estufa. A metodologia é modular, flexível e foi construída com base em amplos processos de consulta pública, modo pelo qual também continua a ser atualizada.

Atualmente, o Programa Brasileiro GHG Protocol, com o Registro Público de Emissões, é o principal padrão de reporte de emissões de GEE no Brasil e reconhecido como iniciativa de responsabilidade ambiental e climática. A base do Registro Público de Emissões possui mais de 1.100 inventários de GEE publicamente disponíveis e agrupa o maior volume deste tipo de informações no setor privado brasileiro.